Ministra da Agricultura chega ao RS na quarta para debater ações diante da estiagem

Tereza Cristina deve tratar de auxílio a agricultores afetados pela falta de chuvas

Foto: Mauro Schaefer/CP Memória

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chega ao Rio Grande do Sul na quarta-feira para verificar os prejuízos causados pela estiagem e debater estratégias de auxílio a agricultores em dezenas de cidades. A reunião com a ministra vai ocorrer em Santo Ângelo, nas Missões. A falta de chuvas já assola a economia primária em mais de 150 municípios gaúchos.

O assunto vem sendo intermediado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). Além de buscar soluções, auxílios e garantias para os agricultores, o parlamentar também propôs a edição de uma medida provisória, pelo presidente Jair Bolsonaro, que permita a construção de açudes, bebedouros e reservatórios para irrigação em áreas de preservação permanente.

Nessa quarta-feira, em reunião que contou com a participação do Ministério da Agricultura, da Fetag, da Farsul, da Fecoagro, da Secretaria estadual de Agricultura, da Emater e da Famurs, foram conhecidos detalhes sobre o seguro proporcionado pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro Mais) a agricultores integrantes do Pronaf.

O programa garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio quando a liquidação seja prejudicada pela ocorrência de fenômenos naturais, como a estiagem. Já os demais produtores, com renda anual superior a R$ 335 mil, poderão ser atendidos conforme o Manual de Crédito Rural.

De acordo com a Fetag, a estiagem já prejudica mais de 128 mil famílias na produção agropecuária, 5 mil delas já com falta de água potável. A Famurs destacou que mais de 140 municípios já publicaram decreto de situação de emergência.