Dados da vacinação contra a Covid-19 seguem desatualizados há quase um mês no RS

Última atualização do painel da vacinação Covid-19 no Rio Grande do Sul ocorreu em 9 de dezembro

Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

O ataque cibernético que atingiu o site do Ministério da Saúde e o aplicativo do ConecteSUS, em 10 de dezembro, ainda reflete nos dados de vacinação. Com os sistemas do Ministério da Saúde funcionando parcialmente, alguns estados seguem enfrentando dificuldades para atualizar os números da vacinação. No Rio Grande do Sul, o site do Monitoramento da Imunização Covid-19 permanece desatualizado desde 9 de dezembro do ano passado.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde esclarece que, a partir de 10 de dezembro de 2021, ficou sem acesso ao banco de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Por conta disso, a última atualização do painel da vacinação Covid-19 no Rio Grande do Sul ocorreu em 9 de dezembro.

De acordo com a Pasta, o sistema chegou a ser reestabelecido, em fim de dezembro, para consulta e registro de dados novos, mas ainda não fornece o acesso ao banco de dados completo.

Consequentemente, o cenário também atinge os números do Vacinômetro de Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a situação deixa a pasta “no escuro”, uma vez que o Ministério da Saúde é responsável pela extração dos dados mostrados no indicador de imunização, que não é atualizado desde 8 de dezembro.

Ainda não há previsão para que os sistemas do órgão federal voltem a funcionar normalmente.