SES projeta divulgar calendário de distribuição de doses contra Covid para crianças na próxima semana

Grupo técnico da área esteve reunido na tarde desta quinta-feira para organizar a formatação 

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O calendário de distribuição das doses de vacinas contra o coronavírus para crianças de cinco a 11 anos no Rio Grande do Sul deve ser divulgado no início da próxima semana. Foi o que projetou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira.

Durante a tarde, o grupo técnico da área esteve reunido para organizar como vai ser feita essa formatação. Conforme a assessoria de imprensa da SES, a previsão é iniciar o processo de distribuição dos imunizantes para a essa faixa etária no dia 17 de janeiro.

Em apresentação realizada ontem, o Ministério da Saúde indicou que o primeiro lote da Pfizer vai ter 1.248.000 doses, que devem ser distribuídas em seguida para todos os estados, de forma proporcional à população de 5 a 11 anos em cada unidade federativa. Como o ministério apontou que essa faixa etária, no Rio Grande do Sul, corresponde a 4,73% do número do país, o Estado deve receber quase 60 mil doses (59.030) nessa primeira leva. De acordo com a SES, 969 mil crianças de 5 a 11 anos residem em cidades gaúchas.

As equipes técnicas que definirão os detalhes da nova etapa da campanha de vacinação ainda precisarão discutir os locais em que a imunização vai ocorrer. De acordo com a recomendação da Anvisa, as aplicações no público infantil devem seguir uma série de critérios, como a criação de salas específicas para a iniciativa.