Melo projeta decisão sobre Carnaval de Porto Alegre até a metade de fevereiro

Prefeito admite que Carnaval de Porto Alegre pode ser cancelado em função do aumento de casos de Covid

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, previstos para a segunda quinzena de março, podem ser confirmados com cerca de um mês de antecedência. Consultado, nesta quinta-feira, o prefeito Sebastião Melo admitiu que a festa pode ser cancelada se o número de casos novos de Covid-19 seguir aumentando. No fim do ano, o município desistiu do Reveillon da orla do Guaíba em razão do surgimento da variante ômicron do coronavírus.

“Nós estamos no mês de janeiro, estamos acompanhando a evolução desse processo (aumento de casos), e penso que ainda não seria correto tomarmos uma decisão neste momento. Acho que o mês de janeiro deve correr, nós vamos acompanhando o seu dia-a-dia e, mais para o final do mês vamos nos manifestar sobre isso. A decisão que vamos tomar é a decisão da ciência e da responsábilidade”, detalhou.

Melo garantiu que, se a situação melhorar, com a cidade caminhando para o “final da pandemia”, a festa vai acontecer. “Nós estamos com o menor número de baixas de toda a pandemia. Então, se a cidade estiver tranquila, a gente pode ter o Carnaval. Se o processo sofrer um agravamento, evidentemente que nós não vamos ter”.

Conforme Sebastião Melo, a decisão final sobre a realização dos desfiles sai até, no máximo, a primeira quinzena de fevereiro.

Em 12 de dezembro, a União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa) e a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) elegeram a Corte do Carnaval 2022. Os desfiles foram pré-agendados para o período de 18 a 20 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte, integrando os eventos comemorativos do aniversário da cidade.