Pronto-atendimentos de Porto Alegre registram 50% de aumento de pacientes após festas de final de ano

Secretaria de Saúde da Capital afirma que maioria dos casos é de pacientes com sintomas gripais

Os pronto-atendimentos de Porto Alegre registram aumento na procura por consultas médicas nos primeiros dias do ano. A Secretaria de Saúde da Capital afirma que a demanda é 50% maior comparada à média das últimas semanas. Somente nas última 24 horas, 270 pacientes buscaram atendimento nos quatro Pronto Atendimentos da Capital. No final do ano passado, esse número foi de 180 atendimentos.

A pasta atribui este aumento ao período pós festas de final de ano. Houve, ainda, um aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais. A maioria dos casos é leve e poderia ser solucionado nas unidades de saúde. Por conta disso, a Secretaria de Saúde ressalta a importância dos usuários buscarem os pronto-atendimentos somente em casos de emergência para não sobrecarregar o serviço e dar prioridade a quem realmente precisa.

O Pronto Atendimento da Bom Jesus foi um dos locais com maior procura. Moradores reclamaram da demora, principalmente durante a madrugada desta terça-feira. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que na última madrugada havia três médicos clínicos e dois pediatras de plantão, número considerado suficiente para atender a demanda, segundo a prefeitura.