Vinícola do Vale dos Vinhedos se associa a programa de compensação ambiental

Crédito: Divulgação

A Vallontano Vinhos Nobres é a primeira e única vinícola do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a se associar à Eureciclo, maior certificadora de logística reversa do Brasil. E como parte do acordo a vinícola compensa ambientalmente em torno da metade dos resíduos que produz – basicamente vidro e papelão.

“Temos e sempre tivemos preocupação com o meio-ambiente, isso é uma condição básica para o nosso trabalho. Procuramos sempre alternativas que impactem o menos possível a natureza” pondera Luís Henrique Zanini, enólogo da Vallontano.

Um exemplo foi a escolha de garrafas eco projetadas, mais leves, com impactos ambientais reduzidos na produção e no transporte, para o lançamento do vinho tinto de corte Indra, e que também serão usadas em próximos engarrafamentos.

A Eureciclo tem cerca de 4,5 mil marcas parceiras espalhadas pelo país e que em pouco mais de 4 anos de existência já compensou aproximadamente 320 mil toneladas de resíduos pós-consumo, remunerando os operadores de coleta e triagem pelos serviços ambientais prestados.

A Vallontano Vinhos Nobres é uma vinícola com 22 anos de história que prima pela filosofia terroirista – seus vinhos são pensados a partir de métodos que preservam as características do solo e do clima: técnica e conhecimento antes da tecnologia. Apresenta 16 rótulos em seu portfólio entre espumantes e vinhos tranquilos, brancos, rosés e tintos, todos assinados pelo enólogo Luís Henrique Zanini.