Professor Voltaire Schilling morre aos 77 anos em Porto Alegre

Professor Voltaire Schilling morre aos 77 anos em Porto Alegre

Professor Voltaire Schilling morre aos 77 anos em Porto Alegre | Foto: Alexandre Mendez / CP Memória

O professor Voltaire Schilling morreu no final da noite desse domingo em Porto Alegre. O historiador, que tinha 77 anos, faleceu no Hospital Santa Casa, na Capital, depois de não resistir a um quadro de embolia pulmonar que originou uma parada cardíaca. Informações preliminares dão conta de que ele já estava acamado desde novembro do ano passado e com perda neurológica.

Nascido em Porto Alegre em 1944, Schilling teve uma trajetória importante em diversas instituições de ensino, lecionando História por mais de 30 anos. Além do trabalho em sala de aula, o historiador escreveu diversos livros: “A revolução chinesa: colonialismo, maoísmo, revisionismo” (1984); “O nazismo: breve história ilustrada” (1988); “Momentos da história: a função da história na conjuntura social” (1988); “Estados Unidos versus América Latina: as etapas da dominação” (1991); “Tempos da História” (1995) e “O conflito das idéias” (1999).

Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Schilling também colaborou com vários jornais. Foi representante do Brasil na Feira Internacional do Livro de 1991, realizada na cidade de Jerusalém. Em 2008, ele foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Cinco anos mais tarde, o professor foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito no grau de cavaleiro, distinção entregue pelo governo da França.