Porto Alegre aplica mais de 2,5 milhões de doses contra a Covid-19 em 2021

De acordo com o vacinômetro da Capital, 100% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose, e mais de 90% com as duas doses

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Ao longo de 2021, Porto Alegre se destacou nas ações de vacinação contra a Covid-19. Por inúmeras vezes, esteve em primeiro lugar no ranking da vacina entre as capitais brasileiras. E isso só foi possível devido à uma força-tarefa montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades de saúde, farmácias, universidades e outras instituições. A prefeitura contou com mais de 40 parceiros, que auxiliaram na logística, transporte, organização e aplicação das doses na Capital.

A partir desse conjunto de ações, foi possível aplicar mais de 2,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 em cerca de onze meses de campanha. De acordo com o vacinômetro da Capital, 100% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose, e mais de 90% com as duas doses. Também foram aplicadas mais de 270 mil doses de reforço.

A campanha começou no dia 19 de janeiro, com a imunização de idosos institucionalizados e funcionários do Asilo Padre Cacique. Em seguida, foi a vez dos profissionais de saúde dos hospitais da Capital, e assim por diante, contemplando todas as etapas e grupos previstos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Nesta missão, foi montada uma campanha sem precedentes, disponibilizando a vacina de segunda a segunda, sem interromper o processo aos finais de semana ou feriados. Aos domingos, a Unidade Móvel de Saúde se deslocava até algum ponto distante do centro da Capital, facilitando o acesso da população à vacina.

Para incentivar a vacinação entre o público jovem, a prefeitura desenvolveu ações como o Rolê da Vacina. Lançada em agosto no Largo Glênio Peres, a iniciativa levou equipes volantes da SMS a diversas regiões da cidade. O Rolê ocorreu em igrejas, escolas, escolas de samba, praças, parques e até estádios de futebol.

No mês de setembro, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, anunciou dez ações adotadas pela prefeitura para intensificar a vacinação na Capital. As medidas surgiram após um estudo inédito de georreferenciamento realizado pelo município, que mostrou onde estava a população vacinável que ainda não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.

Além do aumento de 11 para 57 locais de vacinação e a ampliação do terceiro turno de vacinação para 30 unidades de saúde, também foram realizadas algumas ações específicas. Entre elas, a oferta de transporte gratuito em 15 linhas circulares, com trajeto até 19 unidades de saúde, durante o Dia D da Multivacinação. O serviço atendeu as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estavam imunizadas contra a Covid-19. A estrutura de linhas funcionou das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos. Ao todo, foram aplicadas 8.180 doses de vacinas contra a Covid-19 em 45 locais de imunização.

Em setembro, os torcedores do Grêmio e do Internacional tiveram uma oportunidade dupla: se vacinar contra a Covid-19 e ainda matar a saudade do estádio do time do coração. O Gre-Nal da Vacina levou a imunização para o Estádio Beira Rio e Arena do Grêmio. A ação aplicou 3.821 doses contra a Covid-19. “Essa união de clubes, parceiros e prefeitura pela saúde é essencial para levarmos a vacina a todos. Este é o Gre-Nal da vitória de Porto Alegre”, enfatizou, na época, o vice-prefeito Ricardo Gomes.

Já a Parada da Vacina, realizada em parceria com a EPTC e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, levou a imunização a avenidas movimentadas da capital, das 21h até meia-noite, para motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. Na primeira edição, realizada na avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, 286 pessoas receberam a vacina. Na segunda edição, realizada na avenida Loureiro da Silva, na Cidade Baixa, foram 181 doses aplicadas.

Para agilizar o atendimento dos usuários, evitando que eles perdessem tempo em filas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Procempa, desenvolveu o serviço de agendamento da vacinação através do aplicativo 156+POA. Disponível para celulares Android e IOS, a agenda da primeira dose foi disponibilizada em três unidades de saúde da e segunda dose em nove unidades de saúde, inclusive em horário noturno. Os atendimentos ocorreram em blocos de 20 em 20 minutos, sendo oferecidos cinco agendamentos por bloco.