Pfizer confirma entrega de vacinas para crianças do país em janeiro

Mais cedo, ministro Marcelo Queiroga afirmou que os imunizantes começarão a chegar ao país na segunda quinzena do mês

Foto: Alina Souza / CP

A farmacêutica Pfizer confirmou, nesta segunda-feira, a entrega ao Brasil de imunizantes contra a Covid-19 para crianças ainda em de janeiro. “A Pfizer está atuando junto ao governo para definir as etapas do fornecimento das vacinas contra a Covid-19 para imunização da faixa etária de 5 a 11 anos, com estimativa de entregas a partir de janeiro de 2022”, informou a empresa, em nota.

O Ministério da Saúde estima que o recebimento das doses ocorra em 10 de janeiro e que o início da imunização fique para a segunda quinzena do mês.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, em crianças em 16 de dezembro e, desde então, há muita resistência por parte do governo federal, com falas do presidente Jair Bolsonaro questionando a segurança do imunizante.

Nesta terça-feira, o ministério vai organizar uma audiência pública sobre a vacinação infantil contra a Covid. O portal R7 pediu à pasta a lista de especialistas que vão falar na ocasião, mas o ministério respondeu apenas que “foram convidados especialistas e representantes de entidades ligadas ao tema”, sem informar os nomes. O anúncio da decisão sobre a imunização ocorre na quarta-feira.