Indicador revela retração da indústria brasileira em dezembro

Foto: FCA/Divulgação

A indústria brasileira registrou contração em dezembro, com volumes menores de vendas e produção, encerrando 2021 em “condição delicada”. A avaliação consta da pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da IHS Markit e foi e foi divulgada nesta segunda-feira, 3, repetindo em dezembro a taxa de 49,8 de novembro, com o PMI fechando os últimos três meses do ano com o pior desempenho trimestral desde o segundo trimestre de 2020.

Conforme a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima, o último mês do ano foi marcado por volumes menores de vendas e produção, principalmente pela fraqueza da demanda doméstica por produtos, bem como amplos estoques entre clientes e problemas no setor automotivo.

Em dezembro, conforme o documento, a criação de empregos no setor industrial quase parou, uma vez que as empresas foram capazes de se manter no máximo das cargas de trabalho devido à demanda enfraquecida. Mas os empresários do setor mostraram-se otimistas de que as tendências de demanda e investimento melhorarão em 2022, ajudando no crescimento da produção.