Prefeitura de Porto Alegre prevê licitação para obras da João Alfredo no primeiro semestre de 2022

Conceito de Rua Completa busca distribuição do espaço de forma democrática, mas privilegiando a permanência e a circulação de pedestres

Foto: PMPA/Divulgação

A Prefeitura de Porto Alegre prevê para o primeiro semestre de 2022 a licitação para as obras da primeira “Rua Completa” da cidade. A ideia do Paço Municipal é modernizar a rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa. O projeto teve detalhes apresentados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), na noite dessa quarta-feira, durante encontro virtual.

O conceito de Rua Completa, através do projeto-piloto de Requalificação da João Alfredo, busca a distribuição do espaço de forma democrática. O objetivo é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades e a usuários de meios de transporte respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.

Com uma área de intervenção de 15 mil metros quadrados e 650 metros de extensão – entre as avenidas Loureiro da Silva e Aureliano de Figueiredo Pinto, o projeto para a rua João Alfredo visa à qualificação do espaço público, buscando a renovação do local, privilegiando a permanência e a circulação de pedestres e interligando a Cidade Baixa com a Orla e o Centro Histórico.

 

O projeto, que teve a implantação iniciada ainda em 2017 pela gestão anterior, é composto por duas etapas: a do Urbanismo Tático e a das Obras Definitivas. O Urbanismo Tático, já concluído, permite testar mudanças no desenho urbano antes da implementação permanente. Conforme a Prefeitura, essa etapa compreendeu mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo.

Em 2020, a prefeitura publicou o edital de licitação para o Projeto Executivo de requalificação da João Alfredo. A empresa vencedora começou a elaborar o estudo em outubro do ano passado. O trabalho entra, agora, em fase de finalização (veja no vídeo acima como a João Alfredo deve ficar após as intervenções).