Anvisa monitora navios de cruzeiro após surtos confirmarem 214 casos de Covid-19

Embarcações MSC Splendida e Costa Diadema atracaram nos portos de Santos (SP) e Salvador (BA), respectivamente

Companhias que operam no País vão buscar um alinhamento de regras sanitárias. Foto: Ana Luíza Vieira/R7

Dois navios de cruzeiro atracaram nos portos de Santos (SP) e Salvador (BA), entre quarta-feira e ontem, depois que surtos de Covid-19 já resultaram em 214 casos confirmados a bordo, até o momento. A Anvisa monitora as embarcações. Em nota divulgada nesta quinta, a agência afirmou que vai adotar as medidas previstas vigentes, que incluem a necessidade de quarentena ou até a suspensão das atividades.

Nesta quarta, o MSC Splendida, com quatro mil pessoas a bordo, atracou no porto de Santos diante de novos testes positivos para o novo coronavírus na embarcação. Seguindo uma recomendação de relatório investigativo de surtos a bordo, a empresa vai realizar novos testes, já que os primeiros identificaram 146 casos confirmados da doença entre tripulantes, passageiros e contactantes – pessoas que tiveram contato com os casos positivos do vírus. Todos tiveram de desembarcar do navio e serão monitorados por Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs). Não foram autorizados novos embarques e desembarques até que se finalize a análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades.

Já o Costa Diadema, onde há 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, atracou na manhã desta quinta em Salvador. Nas últimas 24 horas, já foram identificados 68 casos do novo coronavírus – 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros do cruzeiro. Até que seja encerrada a investigação do surto, o navio não pode operar, e seguem proibidos o embarque e o desembarque. Assim como no caso de Santos, a Anvisa também pode aplicar a quarentena aos viajantes ou suspender as atividades.