Pequenos e médios lojistas têm aumento de 2,63% nas vendas de Natal

Comércio no Natal. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As vendas de Natal dos pequenos e médios lojistas cresceram em média 2,63% em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados são da Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos), com seus mais de 100 associados, que juntos representam mais de 3 mil pontos de vendas no País. O levantamento leva em consideração os resultados das vendas de 1º até 24 de dezembro de 2021.

Para a associação, o resultado foi abaixo do previsto e há preocupações em relações aos custos ocupacionais dos shoppings em 2022. Na enquete foi identificado um leve crescimento das vendas no setor de vestuário das lojas físicas, em especial das marcas que atendem o público A e B.

Para as lojas de vestuário, o crescimento apontado foi de 6%. No segmento de alimentação, o crescimento foi de 7,5%, o mesmo registrado no setor de joalherias. A maior queda registrada na enquete foi do setor de acessórios, com uma redução de 15% nas vendas.