Indicador de incerteza da economia brasileira tem terceira queda consecutiva

Balanço divulgado nesta quarta-feira também apontou que Caxias do Sul e Rio Grande foram os municípios que mais ganharam em participação no Produto Interno Bruto do Estado | Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 7,0 pontos na passagem de novembro para dezembro, para 122,3 pontos, na terceira queda consecutiva. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador está 7,2 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 (115,1 pontos), último mês antes da chegada da pandemia de covid-19 ao País, mas ainda em nível insatisfatório, segundo a instituição.

Conforme a FGV, a terceira queda consecutiva do IIE-Br foi impulsionada por seus dois componentes, de Mídia e de Expectativa, que desde julho deste ano não registravam queda simultânea. O resultado reflete a continuidade da melhora dos indicadores da covid-19 no Brasil, já considerando a disseminação até o momento moderada da variante Ômicron no País, e da menor dispersão, se comparado ao mês anterior, das previsões de especialistas para os cenários de variáveis macroeconômicas em 2022.