Por conta da estiagem, acordo de captação do Rio Gravataí é suspenso por tempo indeterminado

Comitê Gravatahy e Corsan tomaram medida conjunta nesta terça-feira

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A estiagem segue provocando medidas de contenção no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, o Comitê Gravatahy e a Corsan decidiram suspender qualquer tipo de captação – exceto a de abastecimento para a população – do rio Gravataí por tempo indeterminado. O acordo deve ficar em vigor até que a chuva faça subir o nível do rio, segundo o presidente do comitê, Sérgio Cardoso.

A medida teve de ser implantada após o afluente registrar nível crítico, ou seja, estar abaixo de 1,30 metros na captação da Corsan de Alvorada, e de 0,50 metros na captação da companhia em Gravataí. De acordo com a empresa, a decisão garante o abastecimento para quatro municípios da região Metropolitana: Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão.

Em caso de captação distinta de abastecimento à população enquanto o acordo estiver vigente, denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-0312146; através do e-mail [email protected]; ou preenchendo um formulário.

Falta de chuvas já atinge mais de 50 municípios

Até às 15h40min desta terça, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia recebido 55 decretos de situação de emergência em decorrência da estiagem. Desse total, seis já tiveram a situação homologada ou reconhecida pela União.