Semana na economia tem IGP-M, Pnad Contínua e bandeira tarifária

Balanço divulgado nesta quarta-feira também apontou que Caxias do Sul e Rio Grande foram os municípios que mais ganharam em participação no Produto Interno Bruto do Estado | Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Na última semana do ano, as atenções começam a segunda-feira de olho nos dados do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de dezembro que saem nesta semana, conforme a indicação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e junto com outros indicadores setoriais da fundação – indústria serviços e comércio. O índice mede a variação dos preços ao consumidor, além de preços no atacado, insumos da construção civil, e do custo de produtos primários e matérias-primas.

Usado como parâmetro para o reajuste de diversos contratos, incluindo os de locação de imóveis, o IGP-M O índice desacelerou a 0,43% no segundo medição de dezembro, após atingir 0,76% na segunda prévia do último mês.

Na terça-feira (28), o IBGE divulga a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de outubro. A taxa de desemprego no Brasil recuou para 12,6% no trimestre encerrado em setembro, mas a falta de trabalho ainda atingia 13,5 milhões de brasileiros no período.

Na quinta-feira (30) é a vez A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciar uma nova bandeira tarifária de energia, que irá vigorar em janeiro. Em dezembro, a agência anunciou a manutenção da bandeira Escassez Hídrica, com acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.