Com menos dinheiro no bolso, o consumidor brasileiro foi às compras e apostou em roupas, itens de perfumaria e alimentos neste Natal, com foco nas compras pela internet. De 10 a 25 de dezembro, segundo levantamento da empresa de análise de dados Neotrust, as vendas on-line alcançaram um faturamento de R$ 6,6 bilhões, uma alta nominal de 17,9% sobre os R$ 5,6 bilhões obtidos no mesmo período de 2020.
Descontando a inflação de 10,42% no ano, considerando o IPCA-15, houve um crescimento real de 7,5% no período. Neste ano, o volume de 16,1 milhões de pedidos on-line foi 18% superior ao registrado no Natal de 2020, mas o tíquete médio teve leve recuo de 0,8%, para de R$ 412. Em média, o consumidor levou 2,7 itens por carrinho, ante 2,5 itens no Natal passado.
Além das categorias tradicionais de moda e perfumaria, que mantiveram o primeiro e segunda lugar em volume de vendas on-line, respectivamente, compras de itens de alimentação se destacaram na terceira posição no Natal deste ano.