Exigência de prescrição médica para imunização de crianças contra covid-19 no RS será decidida por SES e municípios

No entanto, data do encontro ainda não foi estabelecida; outros 13 estados já se posicionaram contra indicação do Ministério da Saúde

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) irá discutir com municípios sobre a exigência ou não de prescrição médica para a vacinação de crianças, entre 5 e 11 anos, contra o coronavírus em território gaúcho. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira como um dos pré-requisitos para a imunização deste público.

Conforme a SES, o encontro, que ainda não tem data definida, irá reunir integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – formada pelos secretários municipais de saúde e SES – para discutir o tema. Ainda segundo a pasta, os debates envolvendo Estado e municípios têm sido corriqueiros durante a pandemia quando se tratam de assuntos que envolvem etapas da campanha de imunização contra a covid-19.

Até o momento, 13 Estados já se posicionaram contra a recomendação de prescrição médica para a vacinação das crianças. Indicaram que não devem seguir a indicação do governo as seguintes unidades federativas: Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia, Ceara, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Espirito Santo, Pará, Acre, Paraná e Goiás.

Alguns governadores, inclusive, utilizaram o Twitter para se manifestar sobre o assunto. Entre eles estão: Paulo Camara (Pernambuco), Camilo Santana (Pará) e Helder Barbalho (Ceará).