Ruiz Gastaldo, a primeira vinícola urbana para porto-alegrense visitar

Crédito: Divulgação

Numa madrugada, em fevereiro de 2017, o engenheiro Eduardo Gastaldo venceu os cerca de 150 quilômetros de distância que separam a Serra Gaúcha de Porto Alegre. Gastaldo dirigiu devagar e tinha um motivo para isso: na caçamba da camionete emprestada pelo sogro, estava um tanque de 500 litros de mosto onde iniciava a fermentação.

O que ele carregava não era ouro, mas uma preciosidade: dali nasceram as primeiras 391 garrafas da Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana, um varietal de Cabernet Sauvignon que ganhou o nome de João Pedro. O vinho e o guri, hoje com 4 anos, nasceram praticamente juntos. A Ruiz Gastaldo, primeira vinícola efetivamente urbana do Brasil, fica no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre, a 8 quilômetros do centro da capital gaúcha e a cerca de 10 minutos a pé, de um dos maiores shopping centers da região Sul do país.

Uma vinícola urbana, por definição, é aquela que está inserida em um centro populacional de grandes cidades, de metrópoles, afastada de zonas rurais, longe dos vinhedos. Desta forma, as uvas precisam ser transportadas até a vinícola para ali serem processadas. É assim que acontece na Ruiz Gastaldo: as uvas são colhidas nas primeiras horas do dia, em diferentes vinhedos e transportadas em caminhões refrigerados, preservando a qualidade da uva.

A Ruiz Gastaldo é a primeira Vinícola Urbana do Brasil com toda documentação necessária para ser uma vinícola de fato e de direito, como a autorização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, desde 2019.

Uma vinícola urbana não se trata somente sobre distâncias e facilidades de mobilidade. Claro que a proximidade faz com que seja mais fácil para que os clientes acompanhem a elaboração dos vinhos e participem de degustações e eventos, sem a necessidade de grandes deslocamentos, mas uma vinícola urbana é, antes de tudo, uma filosofia. “Mais que um sonho, uma vontade e o amor ao vinho, a vinícola é também uma declaração de amor a cidade”, salienta Eduardo Gastaldo, sócio-fundador da empresa.

O portoalegrense Gastaldo é adepto disso – e hoje já passou esse estilo de vida para toda família. Desde que um sonho se transformou na Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana, a vida de todos mudou. Na marca que carrega com orgulho, Eduardo junta o sobrenome Ruiz, da esposa Camila, e o seu sobrenome Gastaldo, que também já trazia na história, mesmo sem o empreendedor saber, um grande envolvimento com a uva e com o vinho.
Januário Greco, bisavô de Eduardo, pasmem: produzia vinhos na Porto Alegre no início do século XX, em uma casa que ficava localizada quase ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Independência, no coração da capital.

Desde que começou a produção, Gastaldo já rotulou 9 diferentes vinhos na garagem da casa onde mora com a família – alguns esgotados. Atualmente, o local está reformado e adaptado para produção, degustações e visitações sob agendamento.

No portfolio cada um dos rótulos é uma homenagem:

João Pedro – em homenagem ao primeiro filho, o primeiro rótulo da vinícola, um Cabernet Sauvignon está esgotado, mas sempre merece o registro.

Matheus – nome do filho do meio, é um Cabernet Franc, com uvas dos Campos de Cima da Serra.

Luísa – para comemorar a filha mais velha um branco por vezes Chardonnay, mas também Sauvignon Blanc, com uvas de Caxias do Sul.

Marina – a sobrinha e afilhada, dá nome a um delicado rosé de Cabernet Franc, com uvas de Campos de Cima da Serra.

Arthur – outro sobrinho e afilhado do casal, identifica o potente Teroldego, com uvas de Encruzilhada do Sul.

Porto Alegre – um Pinot Noir delicado e sutil, com uvas de Encruzilhada do Sul. Uma singela homenagem à capital gaúcha.

Chácara das Pedras – para honrar o bairro, um espumante sur lie com o clássico corte Pinot Noir e Chardonnay. Atualmente o rótulo está esgotado.

1927 – um Tannat com uvas de Caxias do Sul, que traz no nome o ano em que houve a separação das zonas urbana e rural de Porto Alegre, com a divisão dos bairros da capital gaúcha).

Januário Greco – um corte com uvas de três regiões, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, para lembrar o bisavô de Eduardo, também um produtor de vinho.

As uvas que são usadas na produção praticamente artesanal da Ruiz Gastaldo – num total de 4500 garrafas anuais hoje, entre todos os rótulos – vêm de diferentes pontos do Rio Grande do Sul, de vinhedos selecionados nas cidades de Caxias do Sul, Campos de Cima da Serra e Encruzilhada do Sul. As frutas, separadas e colhidas manualmente, descem a Serra até Porto Alegre em caminhões frigoríficos.

Os vinhos produzidos por Eduardo Gastaldo e família em tiragem limitada, são vendidos pelo site (https://ruizgastaldo.com.br) e por whatsapp (51 99842-4535), em preços a partir de R$ 90. Visitas na vinícola também podem ser combinadas pelos mesmos canais.

Serviço
O que: Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana
Onde: rua José Gertum, 430, bairro Chácara das Pedras, Porto Alegre
Como: visitas agendadas, pelo site ou whatsapp
Site: https://ruizgastaldo.com.br
Whats: (51 9982-4535)