Brasil vai doar 500 mil vacinas contra a Covid-19 para o Paraguai

País latinoamericano será o primeiro beneficiado com a medida provisória que autoriza doações humanitárias

Foto: Alina Souza / CP

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira que o Brasil vai doar 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o Paraguai. O país vizinho será o primeiro a ser beneficiado com o repasse depois da edição de uma medida provisória desta semana que autorizou as doações em caráter humanitário.

“O Brasil reafirma o compromisso com a promoção efetiva do acesso universal e equitativo a vacinas, medicamentos e demais insumos necessários à luta contra a pandemia. Reitera, ademais, solidariedade com todos os países afetados pela Covid-19”, escreveu o Itamaraty em nota.

No Paraguai, há 38.445 casos ativos da Covid-19. Ao longo de toda a pandemia, 240.141 pessoas foram infectadas no país, e 4.978 morreram em decorrência da doença. Cerca de 40% da população tomaram a segunda dose no país.  Pelo texto da MP, “as doações de que trata esta Medida Provisória não acarretarão prejuízo à vacinação da população brasileira”.

As doses serão repassadas por meio do consórcio Covax Facility da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, 10 milhões de doses serão doadas pelo governo brasileiro, montante que pode ser ampliado até 30 milhões.

Na última quarta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na capital argentina, Buenos Aires, em um encontro com outros ministros da saúde da América do Sul para discutir o cenário epidemiológico na região.