A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta terça-feira, mais três casos da variante Ômicron do coronavírus por genotipagem entre residentes de Porto Alegre. Embora os três casos tenham vínculo epidemiológico entre si, não há relação conhecida entre esses e os outros nove casos confirmados anteriormente. Além disso, nenhuma dessas três pessoas viajou para fora da cidade. As amostras vão ser encaminhadas à fase de sequenciamento total, a fim de que se identifique se a situação configura transmissão comunitária – quando não se sabe a origem exata da infecção.
Desde 10 de dezembro, 12 casos da nova variante foram confirmados por genotipagem em Porto Alegre. De acordo com a vigilância epidemiológica dos casos, nove contaminações decorrem de casos importados – quatro envolvem viajantes procedentes do exterior e cinco, pessoas que entraram em contato com eles.
Como medida de prevenção e controle frente à nova variante, atenção especial deve ser dada à vacinação contra Covid-19, incluindo a aplicação da dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos, de acordo com a vacina recebida e/ou condição de saúde:
– a partir de quatro meses da aplicação da segunda dose, de acordo com escalonamento definido pela SMS;
– a partir de dois meses da dose única; e
– a partir de 28 dias da segunda dose para imunossuprimidos.
Também devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras, a ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados e dos contactantes.