A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta segunda-feira, mais dois casos da variante ômicron em Porto Alegre. Segundo a pasta, ambos envolvem viajantes procedentes do exterior, uma delas moradora da capital e a outra, turista com estada na cidade. Ao todo, Porto Alegre contabiliza, com isso, nove casos confirmados por genotipagem. Quatro são importados (contraídos no exterior) e cinco vinculados epidemiologicamente ao primeiro caso (o chamado caso índice), envolvendo um paciente que chegou dos Estados Unidos. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).
Segundo a SMS, os nove pacientes relataram à vigilância epidemiológica terem recebido pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Devido à inoperância dos sistemas do Ministério da Saúde, a condição vacinal de cada pessoa não pode ser confirmada até o momento.
Em função da alta transmissibilidade da variante ômicron, a DVS emitiu na última sexta-feira um Comunicado de Risco de Transmissão Comunitária na cidade.
Como medida de prevenção e controle frente à nova variante, a Prefeitura alerta para atenção especial para a vacinação, incluindo a aplicação da dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos, de acordo com a vacina recebida e a condição de saúde:
- reforço a partir de cinco meses da aplicação da segunda dose (intervalo que deve cair para quatro meses a partir desta terça ou quarta-feira)
- reforço a partir de dois meses da dose única
- reforço para imunossuprimidos, a partir de 28 dias da segunda dose.
Além disso, devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras, a ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados, assim como dos contactantes.