RS Verão Total: estado reforça estruturas e efetivo de servidores no litoral até 6 de março

Só na área da segurança pública, cerca de 5,5 mil servidores vão atuar na região

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Com a expectativa de debandada da população para o litoral gaúcho nos meses de verão, o governo do Rio Grande do Sul reforçou as estruturas de secretarias e órgãos do Estado na região. No lançamento da Operação RS Verão Total 2021/2022, neste domingo, em Capão da Canoa, o governador Eduardo Leite ressaltou que o objetivo é ampliar o acesso aos serviços prestados à população e garantir um veraneio tranquilo.

Embora os números de internações e de novos casos de coronavírus estejam caindo de forma consistente, Leite defendeu que é preciso manter a cautela. “É importante que os cuidados se mantenham para que tenhamos um verão seguro também do ponto de vista sanitário. Além de segurança, a estrutura de saúde no litoral recebeu reforço em parceria com os municípios. Estamos preparados para ter um grande verão”, afirmou.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, destacou que 30 secretarias, órgãos e entidades vão reforçar os serviços no litoral durante o veraneio até 6 de março. Servidores de áreas como segurança, saúde, logística, turismo, esporte e lazer vão potencializar os serviços oferecidos aos cidadãos. De acordo com Ranolfo, entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), cerca de 5,5 mil servidores vão atuar na região.

Além disso, 1.147 viaturas vão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção. Ranolfo alerta que as autoridades estarão atentas a excessos de comportamento de banhistas à beira-mar. Ele avalia que no ano passado muita gente deixou de ir ao litoral. Por isso acredita que este ano o movimento se ‘intensifique muito’. “Não existem mais aqueles protocolos que existiam anteriormente com relação a número de pessoas. Vivemos um outro momento da pandemia, mas estamos atentos a isso aí. O Gabinete de Crise monitora diariamente o cenário da pandemia no Estado e havendo necessidade de alterarmos qualquer questão nós vamos alterar”, esclarece.

De acordo com o CBMRS, 950 guarda-vidas vão atuar em 275 postos de salvamentos de praias e balneários do Rio Grande do Sul. O litoral Norte vai contar com 209 guaritas, enquanto o litoral Sul vai ter 30. Em águas internas são mais 36.

Ao todo, o CBMRS vai ter efetivo de 1.407 servidores. Em dezembro, a corporação formou 411 guarda-vidas civis temporários que se somarão aos 539 militares da corporação (373) e da BM (166). Outros 52 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais, completando um efetivo de reforço de 1.002 servidores, além dos 405 que já compõem o efetivo do litoral.

Na Operação Verão 2020/21, foram realizados 769 salvamentos e resgates. Do total, a maioria dos casos envolvia homens com idade entre 31 e 40 anos: 528 (68,66%). Outros 241 (31,33%) casos envolviam mulheres, com idade entre 16 e 20. Conforme o CBMRS, durante o veraneio foram 28.616 lesões causadas por águas-vivas.

O chefe da assessoria de Operações do CBMRS, tenente-coronel Isandré Antunes, também relatou 12 mortes durante o veraneio passado. “Registramos dez óbitos na alta temporada e outros dois na baixa”, explica. Outras mortes ocorreram em áreas descobertas em água doce, mas não entraram nos registros por afogamento. “É muito difícil afirmar que todas as pessoas que foram encontradas ali realmente morreram afogadas. Podem ter sido situações de crime, questões de mal súbito, suicídio. Por isso não contabilizamos aqueles dados”, explica.

Confira os números da Segurança Pública na Operação RS Verão Total

EFETIVO  FORÇA LOCAL REFORÇO TOTAL
Brigada Militar 1.401 1.080  2.481
Polícia Civil 504 948 1.452
Bombeiros 405 1.002 1.407
IGP 25 100 125
DetranRS 24 24
DCCI/SSP 9 9
TOTAL 2.335 3.163 5.498

Guarda-vidas

Bombeiros 373
PMs 166
Civis temporários 411
TOTAL 950