O 4º Distrito de Porto Alegre, região formada pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, deve passar por uma profunda transformação a partir do próximo ano. A prefeitura apresentou o programa +4D, na manhã desta sexta-feira, no plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores. O projeto, que busca acelerar o desenvolvimento nessa área da cidade, prevê mudanças sociais, urbanísticas, tributárias e viárias, além de drenagem, saneamento e turismo.
“O 4º Distrito é o lugar da inovação, das melhores cervejas do mundo e do aeroporto Salgado Filho, que é administrado pela Fraport. Os empresários estão enxergando isso e o 4º Distrito está muito pronto. Cidade boa para viver é aquela que tem moradia, calçada, teatro e vida urbana. Não existe isso de colocar uma só atividade que feche as portas às 18h”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, que também citou que alguns pontos podem ser alterados no futuro na região. “No 4º Distrito é preciso liberar a altura dos prédios e alargar as calçadas”, salientou.
A apresentação visual do programa +4D ficou sob a responsabilidade do vice-prefeito Ricardo Gomes. “Hoje começamos com uma agenda de discussão. É uma primeira conversa que queremos fazer para trazermos o assunto para os finalmentes”, observou.
Três fases
O projeto está dividido em três fases, sendo que a primeira vai ser implementada com a aprovação da proposta na Câmara de Vereadores, algo previsto para acontecer no fim de março de 2022, mais especificamente antes do aniversário de 250 anos de Porto Alegre. “Temos ali o Instituto Caldeira, a Fábrica do Futuro, o NAU Live Spaces, cervejarias e bares. Mas é uma transformação que pede ao Poder Público algo mais concreto”, explicou Gomes.
Na fase 1 do projeto, há previsão de transformações na norma urbanística, tributárias, obras viárias, de drenagem e saneamento, ampliação da segurança pública, instalação de equipamentos urbanos, cuidados sociais e atenção ao turismo. Os marcos arquitetônicos que sofrerão grandes modificações são a Estação Rodoviária e o entorno; a avenida Farrapos, de onde deve ser retirado o corredor de ônibus ao longo da extensão; a área no entorno da Cairu e da avenida Brasil e, por fim, os arredores da sede da Gerdau.
Dessa maneira, extensas obras viárias serão realizadas em avenidas e ruas importantes como Farrapos, Cairu, Brasil, São Pedro, Dona Teodora e Voluntários da Pátria. O empréstimo para o financiamento dessas obras pode ser contratado via Banco Mundial (BID). Outras vias também aptas a receber investimentos são a Leopoldo Bretano e A. J. Renner.
A prefeitura também quer criar uma praça nova no cruzamento da São Pedro com a Voluntários da Pátria, reforçar a segurança pública com a instalação de dez câmeras de monitoramento, além de entregar as obras fruto de uma parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, que também envolve a região, prevista para o primeiro semestre de 2022.
Um aspecto destacado tanto pelo prefeito quanto pelo vice envolve a situação da Vila Santa Terezinha, conhecida como Vila dos Papeleiros, onde a ideia é duplicar as equipes de abordagem da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na região, além de ser feita a regularização das cinco unidades de triagem para o recebimento de lixo.
Uma das estratégias da Prefeitura de Porto Alegre prevê aumentar significativamente a ocupação do 4º Distrito, com a inclusão de algumas medidas, como a isenção de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a compra e venda de imóveis antigos da área, isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para novos imóveis e imóveis tombados, e isenção de ambos os impostos para empresas de tecnologia que escolham se instalar na região.
Turismo
O turismo será amplamente incentivado na área. “Queremos transformar essa série de eventos que já acontecem em torno das cervejarias na Rota Cervejeira, com uma marcação urbana específica. O turista que chegar em Porto Alegre e desejar se divertir vai encontrar lá a Rota Cervejeira, algo parecido com o que acontece no Vale dos Vinhedos da Serra gaúcha”, detalhou Ricardo Gomes. O vice-prefeito fala em um “Quadrilátero do Entretenimento’, com vida noturna ativa, mas sem bagunça, envolvendo Voluntários da Pátria, Ernesto da Fontoura, Presidente Franklin Roosevelt, Farrapos e Álvaro Chaves”.
O 4º Distrito é uma importante área da cidade, perto do Centro Histórico, do aeroporto e da saída em direção ao litoral Norte. Problemas como alagamentos, falta de segurança e iluminação precária são registrados há décadas na região. Por isso, todo esse projeto é relevante para que as pessoas optem por viver, trabalhar e circular por lá. “Nossa proposta prevê incentivos para o desenvolvimento sustentável da região, com mais humanização para os eixos prioritários e, dessa forma, atrair mais moradores ao 4º Distrito”, avalia o secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Smamus), Germano Bremm.