Porto Alegre registra 7º caso de variante ômicron

Paciente está vinculado ao primeiro registro, em 1º de dezembro

Foto: Getty Images

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou, nesta sexta-feira, um novo caso da variante ômicron na cidade, aumentando para sete o número total de registros até o momento. De acordo com a pasta, o novo caso, assim como outros quatro, está vinculado ao primeiro confirmado, em 1º de dezembro.

Dos sete, dois são considerados importados (pessoas que vieram do exterior) e os outros cinco tiveram vínculo epidemiológico com o primeiro caso – chamado de caso índice. Os pacientes que viajaram, ambos moradores de Porto Alegre, retornaram dos Estados Unidos e do Panamá.

Todos os pacientes relataram à vigilância epidemiológica terem recebido pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19. Devido à inoperância dos sistemas do Ministério da Saúde, a condição vacinal de cada pessoa não pode ser confirmada até o momento, ressaltou a Secretaria.

Em função da alta transmissibilidade da variante ômicron, a Diretoria de Vigilância Sanitária emitiu hoje um “Comunicado de Risco de Transmissão Comunitária” na cidade, lembrando que já foram identificados casos da nova variante em quatro estados do Brasil, além de 77 países.

Como medida de prevenção e controle frente à nova variante, a Secretaria de Saúde reforça uma especial atenção à vacinação, incluindo a aplicação da dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos, de acordo com a vacina recebida e/ou condição de saúde:

• a partir de cinco meses da aplicação da segunda dose;

• a partir de dois meses da dose única; e

• a partir de 28 dias da segunda dose para imunossuprimidos.

Também devem ser reforçadas medidas preventivas como o distanciamento social, a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras, a ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados e dos respectivos contactantes.