A inflação está levando os brasileiros a consumirem mais produtos práticos e indulgentes, como chocolate por exemplo, e a reduzirem o consumo de alimentos básicos, como açúcar, café e óleo. Essas conclusões fazem parte do estudo “Consumer Insights” feito pela Kantar, integrante do grupo WPP e que reúne algumas das principais empresas de pesquisa, dados e insights do mundo.
De acordo com a pesquisa, o consumo de commodities caiu 2% entre janeiro e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Esse desempenho, segundo o estudo, está diretamente atrelado ao aumento de 25% no preço destes itens.
O consumo de mercearia doce cresceu 9,6% e de mercearia salgada, como salgadinhos, molhos e massa instantânea, subiu 1,6%. O resultado varia de acordo com o perfil social. Os que buscam conveniência, por exemplo, têm entre 25 e 34 anos e pertencem às classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por maiores de 45 anos e da classe C. A Kantar ouviu 11.300 lares em todo o Brasil para produzir a “Consumer Insights”.