FGV aponta que atividade econômica encolheu 0,7% em outubro

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE

A atividade econômica encolheu 0,7% em outubro em comparação a setembro e cresceu 1,0% no trimestre móvel terminado em outubro, em comparação com o final de julho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) com base na série dessazonalizada do seu Monitor do PIB. O consumo das famílias cresceu 1,9% no trimestre móvel até outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na comparação interanual, a economia estagnou no mês de outubro e cresceu 2,3% no trimestre móvel terminado em outubro. A taxa acumulada em 12 meses, que foi negativa desde abril de 2020 até abril deste ano, continua em queda. Entretanto, em outubro foi positiva em 4,2%, indicando para este ano uma taxa de crescimento em torno desta variação.

A exportação apresentou crescimento de 5,7% no trimestre móvel até em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. O elevado crescimento do setor de serviços (31,3%) é o principal responsável por essa taxa positiva.