A duas semanas do fim de 2021, a Polícia Rodoviária Federal divulgou, no início da tarde desta quinta-feira, que bateu o recorde anual de apreensões de drogas, superando em 800 quilos a quantidade de 2020, referencial anterior.
Foram recolhidas 29,7 toneladas de maconha e 1,7 tonelada de cocaína, batendo todas as cifras anteriores. Ano a ano, a corporação vem registrando aumento no volume de apreensões.
A estimativa é de que a atuação policial tenha resultado em um prejuízo de R$ 350 milhões para os traficantes.
Entre as 255 ocorrências do tipo registradas pela PRF gaúcha em 2021, as duas maiores envolveram a apreensão de 6 toneladas de maconha, escondidas sob uma carga de milho em uma carreta abordada em Fontoura Xavier, em janeiro; e quase meia tonelada de cocaína dentro de um automóvel abordado em agosto, em Eldorado do Sul.
Em nota, o órgão atribuiu o resultado ao investimento em inteligência policial, tecnologias, equipamentos e treinamento, além da integração com outras polícias e do comprometimento dos agentes. Em 2019, a PRF recolheu 16 toneladas, número que pulou para quase 30,8, no ano passado, e para 31,6 até esta quinta, em 2021.