Pesquisa revela que nove em cada dez brasileiros sentem vergonha das dívidas

Dinheiro | Foto: Marcell Casal Jr./Agência Brasil

Nove em cada dez brasileiros endividados sentem vergonha de sua condição financeira. Esse sentimento é retratado em um levantamento da Serasa feito com 6.646 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 4 e 14 de novembro deste ano. O estudo revelou ainda que 85% dos entrevistados têm piora na qualidade do sono e 76% percebem queda de produtividade no trabalho.

O desemprego é o principal responsável pelo endividamento dos consumidores brasileiros, com influência em 30% dos casos. Dentre as dívidas não pagas, o cartão de crédito representa 53% das citações. No entanto, desta vez há um fator agravante no cenário: os entrevistados afirmam que 69% do dinheiro gasto destina-se à compra de alimentos, uma comprovação da perda do poder de compra da população em meio ao agravamento da crise econômica e o aumento da inflação.

Compras em lojas e contas básicas, que inclui água, luz e gás, respondem por 34% e 32%, respectivamente, das contas que são escolhidas para serem atrasadas. Desde o ano passado, o porcentual de pessoas que precisaram escolher pagar umas dívidas em detrimento de outras saltou de 62% para 70%. As dívidas, segundo 85% dos respondentes da pesquisa, interferem negativamente na vida social.