RS se aproxima de 1,5 milhão de casos de coronavírus

Nesta quarta-feira, Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais 106 contaminações

Foto: Ricardo Giusti/CP

Com mais 106 contaminações confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul atingiu, nesta quarta-feira, a marca de 1.499.084 casos de coronavírus. De acordo com a pasta, Porto Alegre (172.194), Caxias do Sul (79.005) e Pelotas (51.288) seguem sendo os municípios com maior número de infectados pelo vírus desde o início da pandemia.

Ainda segundo a secretaria, do total de pessoas que contraíram a doença, 97% conseguiram se recuperar e menos de 1% permanece em acompanhamento médico.
Nesta quarta, a pasta também reportou mais 23 mortes, de um total de 36.320 vidas perdidas em decorrência do vírus. Assim, a mortalidade da Covid-19 em cidades gaúchas é de 319,2 para cada 100 mil habitantes, e a letalidade segue em 2,4%.

UTIs

Em relação à ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), o índice apresentou leve melhora nas últimas 24 horas, diminuindo a taxa de 55,3% para 55,1%. Já em Porto Alegre, a lotação das UTIs registrou piora de 1 ponto percentual, saltando de 73,7% para 74,7%.

Entretanto, tanto em território gaúcho quanto em Porto Alegre, a maioria dos pacientes em estado grave não está relacionada ao coronavírus.

Normalização

A atualização de casos e mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul voltou a ser realizada, nessa terça, mediante o retorno gradual dos sistemas de informação do Ministério da Saúde. Contudo, os dados sobre a vacinação ainda seguem indisponíveis.

Com isso, municípios permanecem sendo orientados a continuar a vacinação, mantendo registros em paralelo (outros sistemas ou em papel para posterior alimentação do SI-PNI).