O Projeto Nova Canaã comemora 21 anos de existência. Localizada no nordeste brasileiro, a iniciativa representa significativas mudanças na comunidade da cidade de Irecê, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, na Bahia. Hoje são atendidas cerca de 500 crianças e 400 famílias. Mais de 2,2 mil crianças já passaram pelo projeto.
A ação é desenvolvida pela Associação Beneficente Projeto Nordeste (ABPN), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada há 21 anos, que busca promover o desenvolvimento humano para famílias em vulnerabilidade ou risco social.
O projeto
A seca nos anos 1990 deixou um rastro de pobreza e desespero para centenas de famílias. Algumas histórias chamaram a atenção de um grupo de pessoas que compõem a ABPN, que buscou alternativas para reverter fundos para adquirir o local onde está construída a sede da entidade, na época conhecida como Fazenda Nova Canaã. Os planos iniciais eram de construir uma comunidade agrícola autossustentável e, assim, começaram as irrigações e demais atividades. Mas a escassez de água trouxe um novo norte para as ações do grupo: para alcançar uma verdadeira transformação social, era necessário investir nas famílias, em especial na educação das crianças. Sendo assim, implantou-se o Programa de Educação Integral.
A metodologia do ensino adotada pelo projeto educacional usa, como base teórica, o sócio-interacionismo, que valoriza o social na construção da aprendizagem. Partindo dessa abordagem teórica, as atividades são construídas para propiciar para os alunos o seu desenvolvimento pleno, possibilitando uma aprendizagem sólida, mediada por profissionais gabaritados, que auxiliem no desenvolvimento do potencial individual. Para alcançar um maior êxito, a equipe pedagógica desenvolve uma série de projetos especiais, que possam auxiliar no desenvolvimento dos pontos mais críticos ou mais importantes para os alunos, incluindo leitura em família, feira de conhecimento, gincanas e competições, além da festa literária. Ao longo do tempo, o Projeto Nova Canaã ampliou a atuação, a fim de se tornar mais efetivo, fortalecendo o trabalho com as famílias atendidas, através de acompanhamento social.
Saiba como doar
Pix |Chave E-Mail – [email protected]
Transferência bancária: ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PROJETO NORDESTE
237- BANCO BRADESCO | Agência: 3036 | Conta: 0001105-3
654 – BANCO DIGIMAIS S/A | Agência: 0001 | Conta: 2179059
Link de doação: https://sosfamiliasdosertao.colabore.org/
Ou, se preferir, ligue 0800 025 5060