Plataforma Tudo Fácil Empresas prevê abertura de empreendimento em 10 minutos no RS

Projeto piloto foi construído em Porto Alegre e será expandido para outras cidades gaúchas em 2022

Foto: Reprodução / Governo do RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lançou, nesta quarta-feira (15), a plataforma virtual do Tudo Fácil Empresas. A ferramenta é um projeto construído no ambiente do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), DescomplicaRS, Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e Sebrae-RS.

O projeto prevê a abertura de empresas em até 10 minutos para empreendimentos de baixo risco. O projeto foi lançado em Porto Alegre e será expandido para o interior do Estado a partir de 2022.

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, explica que o novo sistema permite a abertura de empresas, de forma gratuita e totalmente automatizada, de acesso fácil e sem burocracia, para as Empresas Individuais e Limitadas, com atividade de baixo risco.

“Proporcionam ao empreendedor gaúcho abrir a sua empresa de forma muito rápida, automatizada e em uma única plataforma. Além de ser totalmente gratuita. Ele também traz benefícios para os municípios, pois cria um ambiente mais favorável, aumenta a competitividade, atrai novas empresas, reduzindo a informalidade e gerando mais arrecadação, emprego e renda aos municípios”, afirma.

Todo o sistema para criação da empresa é feito de forma remota gerando os contratos e registros de licenciamento em um único portal. A plataforma tem integração com o portal gov.br do governo federal.

Para mais informações acesse o site: https://tudofacilempresas.rs.gov.br/