Anvisa divulga resultado de análise técnica do uso da Pfizer em crianças nesta quinta-feira

Pedido de aprovação é para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus

Foto: Alina Souza / CP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga, nesta quinta-feira o resultado da avaliação técnica sobre o pedido de indicação da vacina Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 de idade. A Pfizer/Wyeth submeteu à Anvisa os dados e os estudos de segurança embasando o pedido de aprovação de indicação da vacina para crianças dessa faixa etária.

“A finalização da análise ocorre após a submissão à Agência de dados complementares pela desenvolvedora”, destacou o órgão regulador em nota. “Além do corpo técnico da Agência, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras”, concluiu.

O uso do imunizante Pfizer para crianças, com dosagem reduzida para faixa-etária, é autorizado em diversos países, como Espanha, Itália e Portugal. A vacinação é possível na União Europeia desde que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou o uso do imunizante, em 25 de novembro.

Pedido deliberação da Coronavac também tramita no órgão

O pedido de liberação da Pfizer não é o único destinado à imunização de crianças que tramita na Anvisa. Na semana passada, o governo de São Paulo anunciou a intenção de enviar um segundo pedido para análise da Coronavac para aplicação em menores de 3 a 11 anos. O primeiro pedido havia sido protocolado em agosto deste ano. A diferença, segundo o governador João Doria, é que agora o pedido é acompanhado de estudos feitos pela Sinovac – laboratório chinês que produz a Coronavac.