Os serviços de atividade turísticas, com crescimento de 36,3%, e o de serviços para famílias, com alta de 33%, foram os grandes responsáveis pelo aumento de 11,4% na área de Serviços no Rio Grande do Sul conforme Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), comparado com igual mês do ano passado.
Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mês de setembro, o índice de volume de serviços no Rio Grande do Sul registrou queda de 4% em outubro, bem pior que o indicador nacional que chegou a – 1,2%, conforme dados da pesquisa.
No acumulado desde o início de 2021, o RS registra alta de 12,2% no volume de serviços. Nacionalmente, o indicador ficou em 11%, de acordo com o IBGE. O setor de serviços é responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Com o resultado de outubro a nível nacional (1,2%), o setor ainda ficou 2,1% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro do ano passado, mas está 9,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.