Open Banking já soma 1 milhão de compartilhamento de dados

open banking

Depois de quatro meses de compartilhamento de informações financeiras de clientes bancários, o Banco Central aponta que o open banking contabiliza “em torno” de 1 milhão de consentimentos para compartilhamento de dados. Lançado no início do ano, o sistema de compartilhamento de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central começou a chegar de fato à população em agosto, mas ainda apresenta baixa adesão.

Amanhã, entra em vigor a quarta e última fase de implementação do open banking, na qual as instituições financeiras poderão compartilhar dados de produtos relacionados a investimentos, dólar, seguros e previdência.

O open banking foi lançado com a promessa de estimular a competitividade e beneficiar os consumidores com a oferta de novos produtos e serviços financeiros. Mas todo e qualquer compartilhamento de dados só pode ser feito com autorização expressa do cliente, que decide que dados são compartilhados, com quem e por quanto tempo. Atualmente, são mais de 700 instituições autorizadas pelo Banco Central a participar do sistema.