IPTU 2022: Fazenda reforça que são verdadeiras guias de pagamento enviadas pelos Correios aos contribuintes

Manifestação da pasta a respeito do tema decorre após informações questionando a veracidade dos boletos com desconto

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre confirmou, nesta terça-feira, que são verdadeiras as guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que vêm sendo enviadas aos contribuintes pelos Correios, desde a semana passada. A manifestação decorre após circularem informações nas redes sociais de que os boletos eram falsos.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, “não foram identificadas guias falsas circulando na cidade. Se o contribuinte ainda tiver alguma dúvida, a sugestão é que entre no site prefeitura.poa.br/iptu e faça a verificação. Se desejar, pode emitir uma nova guia”, afirmou.

Ontem, a prefeitura divulgou o calendário de pagamento do IPTU 2022. Os contribuintes que optarem por realizar o pagamento do IPTU de forma antecipada, até 4 de janeiro, terão desconto de 8%. A guia para a quitação antecipada pode ser emitida no site da prefeitura, através do aplicativo 156+POA ou recebida pelos Correios, entre 12 de dezembro e 4 de janeiro.

Já aqueles que não optarem por pagar de forma antecipada poderão quitar o imposto em parcela única, sem desconto, ou em até 10 vezes, com a primeira parcela a partir do dia 8 de março. Os contribuintes poderão buscar casas lotéricas ou instituições bancárias para quitar o imposto.

Na coletiva dessa segunda-feira, o prefeito Sebastião Melo reclamou do serviço dos Correios e cogitou romper o contrato com a estatal, o que ainda não ocorreu. Ainda assim, a prefeitura já não costuma usar os Correios para enviar as guias de quem parcela o IPTU. Segue mantida, porém, a emissão das guias com desconto, para quem pode pagar à vista.

Dúvidas

A Secretaria Municipal da Fazenda também salienta que dúvidas a respeito do pagamento do imposto podem ser sanadas no site da prefeitura, através do item “Saiba mais”, onde há lista de perguntas e respostas sobre o assunto. Ou, ainda, pelo Portal de Serviços atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br.

Vale destacar que a pasta mantém atendimento presencial, mas opera com restrições de capacidade devido às medidas de redução do contágio pela Covid-19, e também pelo 156 (onde o usuário deve escolher a opção 4 para falar sobre o tributo).