A execução do líder da facção criminosa Família Mathias Velho, de Canoas, vulgo Alemão da Praia, 32 anos, ocorrida em Porto Alegre, fez com que a Brigada Militar desencadeasse uma operação no reduto da vítima naquela região ainda nessa segunda-feira. A ação mobilizou o efetivo do 15º BPM e resultou em uma prisão dentro de uma residência.
Houve a apreensão de um fuzil calibre 556, três pistolas calibres 9 milímetros, uma pistola calibre 40 e um revólver calibre 38, além de mais de 500 munições de calibres variados e mais de 20 carregadores. Uma das pistolas calibre 9 milímetros contava com seletor para efetuar rajadas, sendo equipada com um carregador caracol com capacidade para 50 munições.
Os policiais militares recolheram também um kit roni, duas toucas ninjas, um par de luvas, uma balança de precisão, um notebook, quatro placas de colete balístico com capa, porções de maconha e de crack, entre outros. Duas motocicletas foram localizadas, sendo que uma em ocorrência de roubo e outra com sinal identificador adulterado.