Com 52 votos, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) teve o nome aprovado, nesta terça-feira, para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) que cabe ao Senado. A votação ocorreu em plenário, com voto em cédula de papel e secreto. Concorreram com Anastasia os senadores Kátia Abreu (PP-TO), que teve 19 votos, e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), com sete. Os três haviam passado por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A vaga havia sido aberta com a nomeação de Raimundo Carreiro para embaixador do Brasil em Portugal. A disputa se tornou a mais mais acirrada dos últimos anos. Desde 2008, quando houve votação, as indicações do Senado ao tribunal vêm sendo decididas por acordo.
A campanha entre os três senadores teve disputa voto a voto, o que incluiu a distribuição de doces em plenário. A senadora Kátia Abreu agregou apoio tanto na oposição ao governo de Jair Bolsonaro, tendo como aliado o líder da maioria no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), quanto na base de sustentação do governo no Congresso, angariando a chancela do ministro da Casa Civil e senador licenciado, Ciro Nogueira (PP-PI), que é presidente do partido ao qual Kátia Abreu pertence.
Bezerra também contou com o apoio do Planalto, uma vez que é líder do governo na Casa. O senador pernambucano vinha tendo mais trânsito entre os colegas nas últimas semanas ao costurar o acordo de aprovação da PEC dos Precatórios, mas acabou conquistando menos votos entre os três candidatos à vaga.