Um novo lote, de 110.200 doses, da vacina Janssen chega ao Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os imunizantes serão distribuídos aos municípios na quarta-feira. Este é o segundo lote da Janssen enviado pelo Ministério da Saúde em dezembro.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre afirmou que aguarda saber a quantidade de doses destinada para definir o novo calendário de aplicação. Nesta segunda-feira, puderam tomar a dose de reforço da Janssen apenas as pessoas vacinadas com a primeira dose até 28 de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde, quem se imunizou com a Janssen deve tomar a segunda dose em um intervalo de dois a seis meses após a primeira dose. Em Porto Alegre, 43.891 pessoas foram protegidas com a Janssen. Até agora, porém, a cidade só recebeu 19.280 doses de reforço.
Porto Alegre registra alta procura
No primeiro dia da aplicação das doses de reforço Porto Alegre registrou movimento expressivo nos pontos de vacinação.
No shopping João Pessoa, a fila era longa antes das 9h. No espaço de vacinação, cinco mesas foram organizadas: duas para aplicar o reforço da Janssen, uma para a segunda dose de Coronavac e duas para as primeiras, segundas e terceiras doses de Pfizer. Essa última também vem sendo usada como segunda dose para quem tomou a Astrazeneca, que segue em falta.
A enfermeira responsável pela vacinação no local, Mariana Aladren Mariano, chamou a atenção para que as pessoas levem a carteira física de vacinação. “Precisa apresentar ou carteira física ou um pdf do comprovante vacinal via aplicativo ConecteSUS”, alertou, já que o sistema do Ministério da Saúde segue fora do ar.
Nesta terça-feira, serão vacinadas com a segunda dose da Janssen pessoas que receberam a primeira até 29 de junho. Na quarta-feira, as que se vacinaram até 30 de junho e, na quinta, quem se vacinou até 5 de julho.