O sistema informatizado do Ministério da Saúde sofreu mais um ataque hacker, nesta segunda-feira. A investida se iniciou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia ficaram fora do ar. A equipe de tecnologia da pasta tenta identificar o problema e acabar com a vulnerabilidade que permite o acesso indevido.
De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo portal R7, os servidores foram surpreendidos com bloqueio total dos acessos, nessa manhã. Os funcionários da pasta não conseguem nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia de Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender as demandas estaduais.
Os funcionários foram dispensados por conta da imprevisibilidade de retorno do sistema. O site da pasta continua no ar, mas não pode ser atualizado. A suspeita é de uma tentativa de ataque de ransomware, em que o hacker sequestra os dados do órgão alvo e pede pagamento de propina para liberar o acesso.