“Aqui é proibido máscara”, declara Bolsonaro no Palácio do Planalto

Presidente se manifestou durante evento alusivo ao Dia Nacional do Forró

Foto: Alan Santos / PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira, que “aqui é proibido máscara”. A declaração, dada ao vivo em redes sociais, ocorreu dentro do gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, diante de músicos que foram ao local para um evento alusivo ao Dia Nacional do Forró. É cientificamente comprovado que o uso do equipamento de proteção é eficaz na prevenção ao coronavírus.

Minutos depois, o chefe do Executivo participou da cerimônia, que comemorou também o título que o ritmo recebeu como patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan.

O secretário especial de Cultura, Mario Frias, disse que a tônica do governo federal para a área é “trabalhar para o povo brasileiro”. “Nossa postura é para dar oportunidade para que surjam artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos e tantos outros que nunca precisaram de verbas públicas para encantar nossos corações”, defendeu.

Frias comentou, ainda, sobre a portaria editada por ele que proibiu a adoção do passaporte da vacina, documento que comprova a imunização contra a Covid-19, em projetos financiados pela Lei Rouanet. O tema polêmico parou no Supremo Tribunal Federal (STF) e o relator é o ministro Nunes Marques. Na época, o governo prometeu punir a prática.

“A nossa secretaria tem combatido esses abusos com portarias que proíbem a adoção do passaporte da vacina, garantindo assim o que está na lei, senhor presidente, a livre função dos meios culturais. E para quem me acusa de radical: a minha liberdade é inegociável. Eu sou radicalmente honesto, patriota, temente a Deus e Bolsonaro”, complementou.