Devido à baixa procura, Prefeitura da Capital não vai realizar mais ação de vacinação aos domingos

Executivo municipal garante que durante a semana o número de locais será ampliado a partir da segunda-feira

Foto: Divulgação SMS/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que devido à baixa procura pela imunização contra a covid-19 não promoverá mais ação de vacinação aos domingos em Porto Alegre. Entretanto, o executivo municipal garante que durante a semana o número de locais será ampliado a partir desta segunda-feira. Os locais e horários serão divulgados ainda neste domingo no site da prefeitura da Capital.

Nesse sábado três unidades de saúde estavam aplicando os imunizantes: Centro de Saúde IAPI, no Passo d’Areia, Unidade de Saúde Tristeza, no bairro Tristeza, e no Loteamento Irmãos Maristas, no Jardim Leopoldina. Houve a aplicação de primeira, segunda e terceira dose em todos os locais. Ontem, segundo a SMS, foram aplicadas 846 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 35 vacinas de primeira dose, 275 de segunda dose e 536 doses de reforço. A Clínica da Família IAPI foi o ponto de maior movimento, com 435 doses aplicadas, seguida da Unidade de Saúde Tristeza, com 284 aplicações. Já no Loteamento Irmãos Maristas, no Jardim Leopoldina, foram aplicadas 127 doses.

Ampliação a partir desta segunda

A prefeitura disponibiliza mais sete unidades de saúde para vacinação contra Covid-19 a partir desta segunda-feira, 13. Os locais somam-se às 34 unidades que já vinham aplicando a vacina, totalizando 50 pontos: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, sete farmácias e 41 unidades de saúde – seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

As unidades Vila Fátima, Ernesto Araújo, Campo Novo, Santa Fé, Quinta Unidade, Santa Tereza e Morro dos Sargentos irão atender a população das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. “Percebemos, nas últimas semanas, uma baixa procura pela vacina aos finais de semana. Já durante a semana, o movimento tem se mantido alto. Por isso, decidimos ampliar o número de unidades vacinadoras de segunda a sexta-feira”, explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.