Prefeitura suspende funcionamento de unidades móveis contra a Covid-19 aos domingos, em Porto Alegre

Conforme a prefeitura, baixa procura pelos imunizantes explica decisão

Foto: Guilherme Almeida/CP

A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre nos fins de semana deixa de contar com as unidades móveis aos domingos, a partir de amanhã.

As imunizações aos sábados seguem mantidas, como as que ocorrem hoje, até as 15h, no Centro de Saúde IAPI, no Passo d’Areia; na Unidade de Saúde Tristeza, no bairro Tristeza, e no Loteamento Irmãos Maristas, no Jardim Leopoldina, que imunizou até as 12h30min.

“Percebemos, nas últimas semanas, uma baixa procura pela vacina aos finais de semana. Já durante a semana, o movimento tem se mantido alto. Por isso, decidimos ampliar o número de unidades vacinadoras de segunda a sexta-feira”, explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.

Com isso, a prefeitura disponibiliza, a partir de segunda-feira, mais sete unidades de saúde para vacinação contra Covid-19, além das 34 que já vinham aplicando a vacina. Com isso, a cidade passa a contar com 50 pontos de vacina: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, sete farmácias e 41 unidades de saúde, seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Além disso, as unidades Vila Fátima, Ernesto Araújo, Campo Novo, Santa Fé, Quinta Unidade, Santa Tereza e Morro dos Sargentos vão atender a população das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Em todos os locais, serão aplicadas primeira, segunda e terceira doses.

Em Porto Alegre, mais de 1,1 milhão de pessoas (90,8% do grupo de 12 anos ou mais) já completaram o esquema vacinal, com duas aplicações.