RS deixa de atualizar números da Covid-19 após ataque hacker ao Ministério da Saúde

Conforme a pasta, invasão não impactou nos sistemas de registro de contaminações e mortes em decorrência da enfermidade, mas pode afetar dados referentes a vacinação

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde fez com que o órgão deixasse de atualizar o painel Covid-RS com o número de casos e óbitos em decorrência da enfermidade neste sábado.

Através do Twitter, a pasta afirmou que a invasão das plataformas do órgão federal não impactou nos sistemas de registro de contaminações e mortes relacionadas ao coronavírus, mas pode afetar dados referentes a vacinação, com congelamento temporário da informações.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sistemas que ainda estão comprometidos pelo ataque hacker realizado na madrugada de sexta-feira, devem voltar a ficar disponíveis para a população na próxima semana. A pasta, porém, não especificou quais plataformas seguem danificadas e nem qual a data prevista para que os serviços sejam plenamente restabelecidos.

Caso

O grupo hacker Lapsus$ Group assumiu a autoria da invasão que tirou do ar o site do Ministério, o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19. A plataforma de controle e registro das pessoas vacinadas no País, por exemplo, ainda segue sem apresentar as informações dos cidadãos.

A Polícia Federal (PF) e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) foram acionados ainda na sexta para investigar o caso. No final da tarde de ontem, a PF abriu um inquérito para apurar as circunstâncias e os envolvidos no ataque. De acordo com os agentes federais, o Núcleo de Operações de Inteligência Cibernética já começou a realizar as perícias preliminares e constatou que os bancos de dados não chegaram a ser criptografados pelos hackers.