Correio do Povo renova projeto gráfico do Caderno de Sábado e +Domingo

Alterações gráficas e editoriais circulam a partir deste final de semana

Entre as novidades, mais seções temáticas, conteúdos de análise e novo visual para as páginas - Crédito: Jonathas Costa / Especial / CP

O Correio do Povo lança neste final de semana a reformulação gráfica e editorial do Caderno de Sábado e do +Domingo. Entre as novidades estão mais seções temáticas e conteúdos de análise, além de um novo visual para as páginas que fazem companhia aos leitores aos finais de semana.

No Caderno de Sábado, um dos suplementos culturais mais tradicionais da imprensa nacional, os artigos de especialistas e intelectuais ganham uma diagramação mais moderna e arrojada logo no início do caderno. Nas páginas seguintes, colunas especiais serão publicadas de maneira alternada para abranger temas como televisão, streaming, música, discos e plataformas digitais, teatro, cinema e artes visuais. Os espaços serão produzidos pelos jornalistas da redação do jornal e terão conteúdos adicionais no site nas seções de colunas, blogs e podcasts.

As programações dos cinemas e televisão, assim como dos eventos para o final de semana, também ganham mais espaço no suplemento de sábado. Para ampliar a experiência do leitor, códigos de QR estão espalhados pelas páginas e seções e levam para conteúdos multimídia. Basta utilizar a câmera de um smartphone ou aplicativo de leitura de QR Code para acessar mais vídeos, fotos e informações sobre as matérias. A edição também passa a publicar tirinhas, entre elas “É Dura a Vida no Campo”, de Sávio Moura, anteriormente veiculada no +Domingo.

Para Luiz Gonzaga Lopes, editor responsável pelo Caderno de Sábado ao lado de Juremir Machado da Silva, as mudanças deverão agradar os leitores. “Espero que leiam, apreciem e desfrutem”, projeta Gonzaga, ao lembrar que o suplemento conta em sua história com a participação de colaboradores de todo o país e de continentes como Europa, África e Américas. “Estamos em constantes conversas para trabalhar a profundidade dos artigos, ensaios, críticas, resenhas, contos, concomitantemente com a leveza preconizada por Italo Calvino em uma de suas mais clássicas palestras, que depois virou livro, ‘Seis Propostas para o Próximo Milênio”, explica.

Mais conteúdos

Entre as novidades presentes no +Domingo estão novas seções de moda, gastronomia, turismo e decoração, que terão uma página especial editada semanalmente cujos temas passam a ser alternados. Já a nova editoria de ciência e tecnologia ganha as páginas do +Domingo em todas as edições para destacar assuntos e tendências deste meio em constante transformação.

A editora do +Domingo, Veridiana Dalla Vecchia explica que as alterações vão contribuir para ampliar coberturas e atender às demandas dos leitores. Um esforço que, ao longo dos anos, trouxe grande retorno, explica: “Desde 2016, quando foi criado, o +Domingo tornou-se um espaço para aprofundamento dos mais diversos assuntos de interesse da sociedade. O reconhecimento desse esforço de reportagem veio, ao longo desse tempo, com diversos prêmios jornalísticos. Apenas para citar um exemplo, neste ano, o Correio do Povo concorre com sete reportagens e uma crônica no 63º Prêmio ARI de Jornalismo 2021. Destas, seis foram publicadas no +Domingo.”

Ambos os projetos gráficos foram desenhados pelo jornalista e coordenador multimídia do CP, Jonathas Costa. “Nossa intenção foi trazer aos leitores mais do que um novo desenho, mas sim uma nova experiência de leitura e interação com a mídia impressa, ampliando a utilização de alternativas multiplataforma”, revela Costa, também autor do primeiro projeto gráfico do +Domingo.

O que muda

O novo projeto gráfico do +Domingo favorece as fotografias e ilustrações, adotando uma paleta de cores mais sóbria e com seções destacadas para conteúdos complementares.

A capa do +Domingo passa por uma grande transformação. As chamadas das matérias agora ficam na parte superior da página e um novo molde para as fotografias principais dá um conceito gráfico único para a capa da edição. A marca Correio do Povo, contudo, segue inalterada. Na sequência, uma nova coluna ganha espaço. O +Porto Alegre vai tratar de temas de interesse da cidade e da sua população como urbanismo, inovação, infraestrutura e desenvolvimento econômico e social. O espaço será editado por um time de jornalistas da redação.

Logo no início da edição, a página 2 também foi reformulada e passa a dar mais destaque para a coluna FotoCP, escrita e ilustrada pela fotojornalista Alina Souza. Os já tradicionais vídeos dos colunistas seguem sendo publicados semanalmente.

O Diálogos, também publicado semanalmente na edição, ganhou uma identidade visual completamente nova. Assim como o restante do projeto, as páginas são mais leves, com a utilização de uma família de fontes já presente no projeto original, agora com nova aplicação. Novas seções editoriais nascem com o novo +Domingo. Para atender à demanda dos leitores, matérias sobre Ciência e Tecnologia ganham espaço fixo na edição. Outros temas, como Turismo, Decoração, Moda e Gastronomia serão publicados alternadamente.