RS antecipa distribuição de doses da Janssen para esta quinta-feira

Em Porto Alegre, a aplicação da dose com o imunizante começa na próxima segunda-feira

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde começou, nesta quinta-feira, a distribuição das 132,8 mil vacinas Janssen, enviadas pelo Ministério da Saúde e recebidas no início da tarde dessa quarta-feira. A previsão era dar início ao processo só nesta sexta-feira, mas o governo adiantou a distribuição em um dia.

A orientação do Ministério da Saúde é de que quem tomou a vacina em dose única receba o reforço da Janssen em um intervalo mínimo de dois meses e máximo de seis meses. Gestantes e puérperas vacinadas com Janssen devem completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer/BioNTech no mesmo intervalo.

Em Porto Alegre, a Secretaria da Saúde vai iniciar a aplicação da dose de reforço da Janssen a partir de segunda-feira. A vacinação deve ocorrer em nove unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A cidade recebeu, hoje, 19.280 doses do imunizante.

De acordo com os dados municipais, mais de 43,8 mil pessoas receberam doses da Janssen em Porto Alegre. Por conta disso, a Secretaria decidiu que a vacinação vai ocorrer de forma escalonada, se acordo com o seguinte cronograma:

• 13/12 (segunda) – vacinados até 28 de junho
• 14/12 (terça) – vacinados até 29 de junho
• 15/12 (quarta) – vacinados até 30 de junho
• 16/12 (quinta) – vacinados até 5 de julho

As doses de reforço estarão disponíveis a partir de segunda-feira, nas unidades de saúde Álvaro Difini, Assis Brasil, Glória, IAPI, Santa Cecília e Santa Marta, (das 8h às 17h); Morro Santana, São Carlos e Tristeza (das 8h às 21h); e no Shopping João Pessoa (das 9h às 21h). Os endereços dos pontos de vacinação podem ser conferidos aqui.

Distribuição sob demanda

Diante do avanço da imunização da população, o governo do Estado informou que, a partir de hoje, a distribuição das demais vacinas contra a Covid-19 vai ser feita por demanda. As coordenadorias regionais de saúde (CRS) vão verificar a cada semana, nos municípios, o andamento das aplicações. O envio deve ser feito conforme os pedidos, reduzindo a possibilidade de que os imunizantes percam a validade.