O Banrisul anunciou nesta quinta-feira, 9, uma lucratividade de R$ 732 milhões no acumulado dos primeiros nove meses de 2021 – um aumento de 47,9% frente ao mesmo período de 2020. A expansão da carteira de crédito também foi destaque no período, com 6,7% de crescimento frente a 2020 e 11,7% em relação a 2019, impulsionado principalmente pelo consignado e pelo agronegócio. As despesas com provisões de crédito registraram redução de 42,5% frente a 2020 e de 31,9% se comparado com 2019.
O desempenho é resultado do crescimento da carteira em linhas de menor risco, como consignado, agronegócios e linhas com garantias do Fundo Garantidor (FGI). A instituição também atribui o resultado ao aperfeiçoamento da modelagem de risco com uso de tecnologia e inovação. O avanço na linha de receitas de tarifas e serviços, segundo o Banrisul, se deve à evolução da vacinação e consequente reabertura da economia, com destaque para o aumento nas transações via rede Vero e receitas advindas de consórcio.
Os dados foram apresentados durante o primeiro Investor Day da instituição financeira – BanriDay pelo presidente Cláudio Coutinho, o vice-presidente Irany Sant’Anna Junior e diretores, que revelaram projeções de aumento da carteira de crédito, a implementação de uma assistente virtual proprietária e o lançamento da Agenda Estratégica de Sustentabilidade, que prevê o Banco abastecido por energia 100% renovável na próxima década. No encontro foi apresentada a BanriFast, uma pulseira de pagamentos por aproximação, que utiliza a tecnologia contactless e dispensa o uso de senhas para transações de até R$ 200,00.
De acordo com Coutinho, no próximo ano será criado o Projeto de Energia Renovável, que prevê a migração das unidades consumidoras de energia elétrica do Banrisul para o uso de fonte 100% renovável. “A implementação inicia em 2022 e terá continuidade nos próximos anos. Assim, o Banrisul também promoverá impactos indiretos na cadeia de fornecedores de energia renovável, contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono. Também estamos implementando projetos de renovação de nosso parque de equipamentos, o que reduz consideravelmente a emissão de gases do efeito estufa”, detalha o presidente.
O Banrisul também quer se consolidar como o principal financiador de equipamentos ligados às energias renováveis no Rio Grande do Sul. Desde 2012, oferece linhas de crédito para o financiamento de implementos para captação e geração de energia solar e eólica. De 2020 até o momento, apenas na linha CDC Sustentabilidade, o Banrisul já concedeu R$ 290 milhões em crédito, atingindo mais de 7 mil operações.
Agronegócio, Afinidade e BanriFast são destaques
Durante o BanriDay, Cláudio Coutinho disse que a carteira de crédito do Banrisul alcançou R$ 38,7 bilhões em setembro de 2021, com aumento de 6,7% em 12 meses, o que demonstra uma retomada alinhada com os movimentos da economia. Há uma tendência de incremento na carteira em relação a 2020 que chega a quase R$ 2,5 bilhões, ao considerar os últimos 12 meses.
No crédito imobiliário, a expectativa para 2022 é de crescimento, sendo que a carteira de crédito alcançou R$ 4 bilhões, ao considerar as operações realizadas até setembro de 2021. No agronegócio, a carteira de crédito atingiu R$ 4,46 bilhões até setembro de 2021, fazendo com que a representatividade do segmento alcançasse 11,4% da carteira total. “Nossa participação no mercado de crédito rural no Rio Grande do Sul, que era de 8,04% em setembro de 2020, passou para 9,92% no mesmo período de 2021”, avalia o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires.
Outro anúncio feito durante o BanriDay foi a abertura da primeira agência exclusiva para o público Afinidade, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Banco enxerga boas oportunidades para o segmento de alta renda, qualificando sua oferta de produtos e serviços personalizados para 2022, com aumento da carteira de clientes de alta renda.
Uma das novidades anunciadas para 2022 durante o BanriDay foi o anúncio do lançamento de uma assistente virtual proprietária. O objetivo é proporcionar ainda mais agilidade e assertividade no atendimento das demandas dos mais de 4 milhões de clientes do Banrisul. Os canais digitais também devem ser ampliados, com foco em inteligência artificial.