PPP para reativação de hidrovia Brasil/Uruguai deve tirar das estradas 90 mil caminhões

Projeto, considerado prioridade para o governo federal, deve ser aberto para consulta pública no primeiro trimestre de 2022

Foto: Ana Carolina Aguiar / Rádio Guaíba
Brasil e Uruguai avançaram, nesta quarta-feira, em mais uma etapa do projeto de parceria público-privada para a desestatização dos portos que compõem a rota hidroviária de comércio entre os dois países. Na data que marca os 60 anos da visita do presidente uruguaio à época, Eduardo Victor Haedo, ao Brasil, para selar a primeira parceria bilateral, a Comissão Mista da Lagoa Mirim reuniu-se mais uma vez para relançar a hidrovia e apresentar os projetos para os novos portos, tanto no Uruguai quanto no Brasil.
A expectativa é que o transporte de cargas e produtos pelas bacias tire cerca de 90 mil jamantas das estradas e rodovias, gerando economia significativa aos empresários e ao poder público. A ação deve ainda gerar a diminuição de acidentes em vias federais e estaduais, além de se transformar em uma alternativa mais ecológica para a geração de lucro. 
Para o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmés, esse é um momento de celebração. Galmés disse que “é necessário usar as Águas da Lagoa Mirim e da Laguna dos Patos para auxiliar no enriquecimento dos países, seja nas questões do comércio e da indústria, seja para fortalecer as relações internacionais entre o Uruguai e o Brasil”.
Em fevereiro, os presidentes Jair Bolsonaro e Luis Alberto Lacalle Pou conversaram sobre o tema durante visita do mandatário uruguaio ao Brasil. “Os dois presidentes concordaram que essa obra, que é um pequeno dragal na desembocadura do canal de São Gonçalo (que liga a Lagoa Mirim à Laguna dos Patos), deve ser feita agora, e com a ajuda da inciativa privada”, destacou o embaixador. No mês de novembro, o governo federal, através de Bolsonaro, disse que o projeto é uma das prioridades da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). 
Reforçando essa ideia, Leonardo Machado de Freitas Maciel, secretário de Parcerias em Transportes da pasta, que também esteve presente ao evento, no salão de atos da Ufrgs, reforçou que já vêm sendo realizados estudos de engenharia para determinar o valor do investimento necessário – do governo federal e da iniciativa privada – nesse projeto. “Por exemplo, é estimado que sejam necessários R$30 milhões para dragagem”, esclareceu o secretário. Depois dessa etapa, o projeto de PPP deve ser aberto para consulta pública, o que o governo projeta para o primeiro trimestre de 2022.
Gerardo Acosta, presidente da Delegação Uruguaia na CLM, destacou ainda que a parceria bilateral vai possibilitar que todos “saiam ganhando, mas em especial o meio-ambiente”. De acordo com ele, além da preservação dos ecossistemas ribeirinhos, a estratégia prevê uma solução criativa para o transporte de cargas e produtos, com o mínimo de impacto ambiental e dentro de novas mentalidades de comércio, com emissão de carbono zero, por exemplo. “Estamos fazendo diversos estudos nesse sentido”, explicou.
Outras instituições gaúchas também participaram do encontro. Sérgio Klein, representante da Fiergs, citou Albert Einstein ao contestar o uso de rodovias em vez de rotas hidroviárias, dizendo que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. “Nós podemos tirar 90 mil jamantas das estradas! Na América, há uma grande burocracia entre os países. Nós competimos, quando não deveríamos!”, desabafou.
Coube ao empresário Carlos Foderé apresentar ao público o projeto de construção do terminal Tacuarí, no Uruguai. Com a desestatização dos portos a serem usados na Lagoa Mirim e na Laguna dos Patos, a produção agrícola do Uruguai pode aumentar em até três vezes. A expectativa é gerar empregos na região e novos negócios entre os países. “Se vamos plantar mais, precisaremos de mais recursos, como fertilizantes, e podemos buscar esses produtos no Brasil”, garantiu.
História
Participaram ainda do evento o historiador uruguaio Carlos Prigioni, que apresentou uma breve retrospectiva da utilização da Lagoa Mirim e das relações comerciais entre os países. Os primeiros movimentos nessa área aconteceram através do transporte do sal que era produzido na Argentina, trazido para o Brasil e, então, exportado para o Uruguai para produção do charque.