De olho no movimento do amigo-secreto no Natal, o comércio brasileiro estima que o esse tipo de presente deva movimentar R$ 6,3 bilhões na economia. A estimativa é da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em pesquisa feita em parceria com a Offer Wise. Segundo o levantamento, 37% dos consumidores consultados pretendem participar, em média, de um amigo-secreto em 2021.
E querem gastar aproximadamente R$ 65 com cada presente. São quase 59,7 milhões de pessoas que devem dar e receber presentes na época de Natal. A confraternização acontecerá principalmente entre familiares (75%), amigos (36%) e colegas do trabalho (26%).
Entre aqueles que querem participar da brincadeira, 53% adoram o amigo-secreto (também chamado de amigo-oculto), enquanto 48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes. Apenas 14% disseram entrar na dinâmica com medo de serem rotulados de “antissociais”.
Entre os 44% que não pretendem participar desse tipo de evento, 34% afirmam que não gostam da interação, 30% querem evitar aglomerações (uma queda de 11% na comparação com o ano passado) e 28% não devem entrar na brincadeira porque parentes, amigos ou colegas de trabalho não têm esse costume.