Duas empresas seguem habilitadas para restaurar fachada do Mercado Público de Porto Alegre

Propostas das licitantes serão abertas no dia 17 deste mês

Foto: CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre publicou, nesta terça-feira, no Diário Oficial do município, a lista das empresas interessadas no restauro da fachada do Mercado Público. As empresas Marsou Engenharia, Prosperare Construções e Rumo Engenharia entregaram documentação na Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), nessa segunda-feira. A análise documental ocorreu no mesmo dia, declarando a Prosperare inabilitada no quesito qualificação técnica. Se não houver recurso, as propostas das outras duas licitantes serão abertas no dia 17.

O secretário André Barbosa salienta que a revitalização do Mercado Público é prioridade para a atual gestão. Ele lembra que o segundo piso vai estar funcionando até março – mês de aniversário de 250 anos da cidade, como determinou o prefeito Sebastião Melo.

O restauro consiste na recuperação e pintura das paredes externas do Mercado, respeitando os projetos e memoriais descritivos, em um prazo de sete meses a contar da ordem de início. As tintas foram doadas ao município pela Suvinil, por meio de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias, em junho de 2021. Após análises e realização de testes de tonalidade, a empresa constatou que a cor original pode ser mantida.

Além da recuperação e pintura da fachada externa do Mercado, e da reabertura do segundo andar, a prefeitura projeta contratar uma empresa especializada em administração predial para gerir o local. A receita proveniente dos aluguéis deve ser utilizada na manutenção do próprio espaço. Também foram previstas a substituição dos deques e a reativação do chafariz do Largo Glênio Peres.